Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira
Categoria: Cultura

Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira

A freguesia de Campanhã comemora o 25 de Abril com uma instalação na Praça da Corujeira sobre o tema: POR AMOR À LIBERDADE

Uma ideia de Beatriz Sendin – uma artesã da freguesia - que a Junta acolheu com gosto e articulou com a Escola do Cerco numa profícua colaboração. Neste dia 24 de abril vai ser o dia do transporte das peças da escola do cerco para o jardim e a respetiva montagem para o nascimento da instalção. Todos são bem vindos a assistir ao momento que se inicia pelas 8h30 da manhã de hoje!
Nessa parceria e envolvendo diversas turmas de alunos, foram construídas as 10 letras da palavra "democracia" com dois metros de altura e 50 figuras a representar o povo, 50 regadores, 50 cravos, um paquete e um avião.
Refere a artista "Vamos colocar a DEMOCRACIA bem no topo dos plátanos, por respeito e consideração." numa representação símbólica que terá em baixo, na envolvente das árvores, o povo com regadores e cravos.
Nesta atmosfera, são invocados dois feitos notáveis, surpreendentes, espetaculares que ocorreram ambos no ano de 1961, em pleno regime fascista e em condições de forte repressão.
Em janeiro de 1961, o desvio do paquete Santa Maria - a “Operação Dulcineia” - liderada por Henrique Galvão, chamou a atenção do mundo - e a imprensa internacional deu-lhe bastante protagonismo - para a falta de liberdade existente em Portugal e do isolacionismo em que o país vivia. Meses depois, em outubro do mesmo ano, o desvio de um avião da TAP - a “Operação Vago” - liderada por Hermínio da Palma Inácio, sobrevoou Lisboa e outras cidades do sul do país, lançando ao povo panfletos a apelar ao boicote das eleições do dia seguinte, panfletos esses assinados pelo capitão Galvão. Dois homens de grande ousadia e coragem exaltados por amor á liberdade.

"Ter a ideia. Pensar. Planear. Encontrar companheiros. Alertar. Denunciar. Participar." 

São este os apelos desta instalação que pretende apelar nos 50 anos da revolução de 1974 para a reflexão de todos. Hoje vivemos em Democracia, temos liberdade, o que é que realmente nos faz falta? O que é que está mal? O que faria a diferença nas nossas vidas?
Por amor à liberdade! Convidamos todos a ver, participar e intervir!
Podem acompanhar a montagem dia 24 de manhã, num ambiente de festa, música e de trabalho. A instalção ficará até domingo
 

EDITAL - Desdobramento das Assembleias de Voto

Eleição dos Orgãos das Autarquias Locais
Desdobramento das Assembleias de Voto
 
Edital da Câmara Municipal do Porto relativo à Assembleia de Voto da freguesia de Campanhã, Porto
 
24 de agosto de 201