Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira
Categoria: Cultura

Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira

A freguesia de Campanhã comemora o 25 de Abril com uma instalação na Praça da Corujeira sobre o tema: POR AMOR À LIBERDADE

Uma ideia de Beatriz Sendin – uma artesã da freguesia - que a Junta acolheu com gosto e articulou com a Escola do Cerco numa profícua colaboração. Neste dia 24 de abril vai ser o dia do transporte das peças da escola do cerco para o jardim e a respetiva montagem para o nascimento da instalção. Todos são bem vindos a assistir ao momento que se inicia pelas 8h30 da manhã de hoje!
Nessa parceria e envolvendo diversas turmas de alunos, foram construídas as 10 letras da palavra "democracia" com dois metros de altura e 50 figuras a representar o povo, 50 regadores, 50 cravos, um paquete e um avião.
Refere a artista "Vamos colocar a DEMOCRACIA bem no topo dos plátanos, por respeito e consideração." numa representação símbólica que terá em baixo, na envolvente das árvores, o povo com regadores e cravos.
Nesta atmosfera, são invocados dois feitos notáveis, surpreendentes, espetaculares que ocorreram ambos no ano de 1961, em pleno regime fascista e em condições de forte repressão.
Em janeiro de 1961, o desvio do paquete Santa Maria - a “Operação Dulcineia” - liderada por Henrique Galvão, chamou a atenção do mundo - e a imprensa internacional deu-lhe bastante protagonismo - para a falta de liberdade existente em Portugal e do isolacionismo em que o país vivia. Meses depois, em outubro do mesmo ano, o desvio de um avião da TAP - a “Operação Vago” - liderada por Hermínio da Palma Inácio, sobrevoou Lisboa e outras cidades do sul do país, lançando ao povo panfletos a apelar ao boicote das eleições do dia seguinte, panfletos esses assinados pelo capitão Galvão. Dois homens de grande ousadia e coragem exaltados por amor á liberdade.

"Ter a ideia. Pensar. Planear. Encontrar companheiros. Alertar. Denunciar. Participar." 

São este os apelos desta instalação que pretende apelar nos 50 anos da revolução de 1974 para a reflexão de todos. Hoje vivemos em Democracia, temos liberdade, o que é que realmente nos faz falta? O que é que está mal? O que faria a diferença nas nossas vidas?
Por amor à liberdade! Convidamos todos a ver, participar e intervir!
Podem acompanhar a montagem dia 24 de manhã, num ambiente de festa, música e de trabalho. A instalção ficará até domingo
 

Saúde Sazonal - Ocorrência de situação de poluição do ar

Segue abaixo comunicado do Diretor-Geral da Saúde sobre os  efeitos na saúde humana, principalmente nos grupos mais vulneráveis (crianças, pessoas idosas ou com doença crónica), dos poluentes resultantes de situações (incêndios, temperaturas elevadas, ventos fortes) que têm ocorrido desde o passado dia 8 e que afetam os índices de qualidade do ar. Para mais informações consulte a área dedicada aos Efeitos do Calor na Saúde ou ligue para a Saúde 24 (808 24 24 24) Saúde Sazonal Ocorrência de situação de poluição do ar A Direção-Geral da Saúde (DGS) continua a acompanhar e a monitorizar a situação de aumento de temperatura e da poluição do ar. Desde o dia 8 de agosto têm ocorrido situações (incêndios, temperaturas elevadas, ventos fortes) que afetam os índices de qualidade do ar. Estes poluentes têm efeitos na saúde humana, principalmente, nos grupos mais vulneráveis (crianças, pessoas idosas ou com doença crónica). A inalação de fumos ou de substâncias irritantes químicas e o calor podem provocar irritação dos olhos, nariz, garganta, tosse e sintomas respiratórios. Para prevenir possíveis consequências para a saúde da inalação de poluentes presentes no fumo ou devido ao calor, a Direção Geral de Saúde recomenda: - Feche as janelas de modo a evitar ou a diminuir a entrada de fumos em sua casa; - Permaneça no interior dos edifícios com as janelas fechadas; - Utilize sistemas de purificação do ar ou ar condicionado, se possível; - Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso; - As pessoas que se encontrem na proximidade de um incêndio e que necessitem de permanecer no exterior devem proteger a boca e nariz com máscaras ou lenços; - As pessoas expostas aos fumos devem, logo que possível, ser afastadas desta exposição e verificar se existem sinais de irritação ou toxicidade; - Devem estar atentas aos sinais de alarme: - Presença de queimaduras faciais e das mucosas do nariz e da boca; - Sinais de dificuldade respiratória (falta de ar, pieira, respiração acelerada, ou outros); - Alteração do estado de consciência. Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue o 112 O sistema de saúde está preparado para adequar os seus serviços de acordo com os Planos de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, com o objetivo de minimizar o impacto do calor na saúde. Mantenha-se informado. Se desejar informação sobre a qualidade do ar pode consultar a página de internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) http://qualar.apambiente.pt.