O ANO DE 2015 EM REVISTA NA FREGUESIA DE CAMPANHÃ
Categoria: Freguesia

O ANO DE 2015 EM REVISTA NA FREGUESIA DE CAMPANHÃ

Em primeiro lugar Bom Ano 2016 para todos os campanhenses.

A Freguesia de Campanhã neste último ano viveu vários momentos Culturais e Desportivos de relevo. Seguem os momentos que indescritivelmente consagraram o ano de 2015 um dos melhores em termos de actividades que decorreram na Freguesia.

O inicio do ano começou com os cantares de Janeiras tendo envolvidos os dois grupos de folclore e coro da igreja de Campanhã, com atuações na igreja do Calvário. De referir as comemorações do 25 de Abril que além do momento histórico é também um momento em que são homenageados campanhenses por mérito dos seus feitos que desenvolvem sendo motivo de orgulho para a freguesia.

Outros momentos de destaque foram as participações dos alunos da Escola de Xadrez de Campanhã - Musas em torneios tanto nacionais como em Espanha.

Realizaram-se dois grandes eventos de Karaté, no mesmo dia organizado pelas duas escolas de Karaté da Freguesa, (o Clube de Karaté do Grupo Dramático do Monte Aventino e o Clube de Karaté de Campanhã Bushido Dojo Ckc).

Decorreu o Festival de Teatro em homenagem a Manuel Pinho,um campanhense, sr. do Teatro, cujas sessões decorreram em vários locais / associações / colectividades da Freguesia e até Pavilhão Paroquial de Nossa Srª do Calvário.

 

 

Decorreu a 2ª dição da volta  a Campanhã e a 1ª Edição da City Water Slide que aconteceu na Av.25 de Abril.

Voltou a realizar-se o Dia Mundial da Criança, onde foi incluído o 1. Torneio da Praça, onde participaram mais de 100 crianças e jovens. Realizaram-se os Festivais de Folclore que têm vindo a acontecer todos os anos.

Campanhã voltou a participar nas Rusgas do Porrto teno alcançado o 2º lugar, um desempenho levado a cabo pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão.

As instalações do antigo Matadouro do Porto serviram de palco para exposições (Os Bairros do Porto), para concertos (Projecto OUPA!) , Os Mulattos, e outros géneros musicais com  o maestro Vitor José e a violinista Anna Katarzyna a acompanhar actividades como um Desfile de Moda e dança do ventre com a bailarina Lili Brandão. Outras actividades decorreram no mesmo espaço tal como teatro desencadeado pelo grupo "Ao Cabo Teatro", envolvendo na peça a própria população.

Ainda em relação ao antigo Matadouro do Porto de destacar a personalidade do ano no que diz respeito à Cultura não só da freguesia como da cidade, o Dr. Paulo Cunha e Silva que se dedicou a vários projectos em Campanhã sendo um deles o  Projeto OUPA!

Comemorarm-se os140 anos estação de Campanhâ no Auditório, onde se destacou a importância desta estação,tendo estado presentes várias entidades de relevo da autarquia.

Finalizou-se a reabilitação das piscinas de campanhâ.

Decorreu o Estágio Nacional de Inverno de karaté com cerca de 400 atletas, no pavilhão da Escola Nicolau Nasoni. O único estágio de karaté do Norte do pais da maior associação da modalidade em Portugal - CPK, ministrado por três mestres ao mesmo tempo, a todas as graduações.Desses três mestres, o Sensei José Ramos, a personalidade mais graduada em Portugal, 8º Dan. 

O presidente da junta Sr. Ernesto Santos várias vezes foi convidado para falar da Freguesia que está a desabrochar pelo facto de os olhos da autarquia do Porto estarem mais virados para esta zona oriental, muitos anos esquecida.

Filipa Martins foi condecorada  Atleta Feminina do Ano, por uma temporada repleta de sucessos desportivos.

Realizou-se mais um ano a Operação Pirâmide que consiste na angariação de alimentos para distribuir pelos campanhenses mais carenciados.

Mensalmente são realizadas actividades desportivas no Parque Oriental - Porto Anti Stress.

Realizaram-se actividades em contexto das Jornadas do Património onde se destacaram grupos de jovens cantores (Os Mullatos) e dançarinos (Ruben e Inês ) que têm alcançado títulos de campeões nacionais, em apenas de um ano de competição.

Iniciaram-se obras de reabilitação de alguns dos bairros da Freguesia, aqueles que estavam em estado de degradação iminente e também inicio das obras de reabilitação da histórica Quinta dos Mitra.

A equipa Masters Andebol do Porto ( Veteranos de Campanha) sagrou-se campeã de Andebol no escalão de 35+, nos European Masters.

 

 

Partilhe