Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira
Categoria: Cultura

Lembrar a luta contra a ditadura na Praça da Corujeira

A freguesia de Campanhã comemora o 25 de Abril com uma instalação na Praça da Corujeira sobre o tema: POR AMOR À LIBERDADE

Uma ideia de Beatriz Sendin – uma artesã da freguesia - que a Junta acolheu com gosto e articulou com a Escola do Cerco numa profícua colaboração. Neste dia 24 de abril vai ser o dia do transporte das peças da escola do cerco para o jardim e a respetiva montagem para o nascimento da instalção. Todos são bem vindos a assistir ao momento que se inicia pelas 8h30 da manhã de hoje!
Nessa parceria e envolvendo diversas turmas de alunos, foram construídas as 10 letras da palavra "democracia" com dois metros de altura e 50 figuras a representar o povo, 50 regadores, 50 cravos, um paquete e um avião.
Refere a artista "Vamos colocar a DEMOCRACIA bem no topo dos plátanos, por respeito e consideração." numa representação símbólica que terá em baixo, na envolvente das árvores, o povo com regadores e cravos.
Nesta atmosfera, são invocados dois feitos notáveis, surpreendentes, espetaculares que ocorreram ambos no ano de 1961, em pleno regime fascista e em condições de forte repressão.
Em janeiro de 1961, o desvio do paquete Santa Maria - a “Operação Dulcineia” - liderada por Henrique Galvão, chamou a atenção do mundo - e a imprensa internacional deu-lhe bastante protagonismo - para a falta de liberdade existente em Portugal e do isolacionismo em que o país vivia. Meses depois, em outubro do mesmo ano, o desvio de um avião da TAP - a “Operação Vago” - liderada por Hermínio da Palma Inácio, sobrevoou Lisboa e outras cidades do sul do país, lançando ao povo panfletos a apelar ao boicote das eleições do dia seguinte, panfletos esses assinados pelo capitão Galvão. Dois homens de grande ousadia e coragem exaltados por amor á liberdade.

"Ter a ideia. Pensar. Planear. Encontrar companheiros. Alertar. Denunciar. Participar." 

São este os apelos desta instalação que pretende apelar nos 50 anos da revolução de 1974 para a reflexão de todos. Hoje vivemos em Democracia, temos liberdade, o que é que realmente nos faz falta? O que é que está mal? O que faria a diferença nas nossas vidas?
Por amor à liberdade! Convidamos todos a ver, participar e intervir!
Podem acompanhar a montagem dia 24 de manhã, num ambiente de festa, música e de trabalho. A instalção ficará até domingo
 

PENSAR, CONSTRUIR, HABITAR- presente e futuro das ilhas

18 de dezembro (seg)- 18:30
Mesa redonda no Auditório da JF de Campanhã sobre a realidade, presente e futuro das ilhas

Contará com a participação do sr. Presidente Ernesto Santos, o Dr. José António Pinto e o eng. José Luis Carvalho.

PENSAR, CONSTRUIR, HABITAR é um concurso de ideias para profissionais de arquitetura, promovido pela Junta de Freguesia de Campanhã e o Habitar Porto.
O concurso visa ajudar a proprietária duma ilha na Rua das Antas a tomar a melhor decisão possível para recuperar o seu património e os futuros moradores a encontrar habitação de qualidade a custo justo. O vencedor receberá um prémio de 4.000€ e a possibilidade de desenvolver o projeto.
Um segundo objectivo é criar um debate mais vivo sobre a realidade das ilhas, fugindo a romantismos e esteticismos. Os problemas destas estruturas habitacionais tornam necessária uma matriz de intervenção flexível, capaz de sustentar múltiplas realidades produtivas e que não se limite a simples casos isolados.
Ao longo das próximas semana realizaremos uma série de atividades que, previstas no âmbito da iniciativa, podem ser de interesse quer para os concorrentes, quer para o público em geral. 
 
Visitas guiadas à ilha. Há duas visitas programadas: podem escolher entre os dias 14 e 16 de dezembro. As duas visitas são às 11:30h e é necessária inscrição prévia (basta enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
 
Mesa redonda. Com o objetivo de ancorar as propostas à realidade concreta e complexa das ilhas do Porto, programámos um segundo evento, a realizar no dia 18 pelas 18h30 no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.
 
Esta mesa redonda contará com um painel de especialistas ligados à ação sobre o território. Participarão Ernesto Santos (Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã), José Luis Carvalho (Casa Reparada, Vida Melhorada) e José António Pinto (Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia de Campanhã).
O evento será realizado em parceria com o grupo de investigação MDT . Morfologias e dinâmicas do território, do CEAU – FAUP. Será dinamizado por Ana Silva Fernandes e contará com a presença tanto de investigadores do grupo, como de profissionais afins às questões relacionadas com o planeamento e o ordenamento do território.