PENSAR, CONSTRUIR, HABITAR- presente e futuro das ilhas

18 de dezembro (seg)- 18:30
Mesa redonda no Auditório da JF de Campanhã sobre a realidade, presente e futuro das ilhas

Contará com a participação do sr. Presidente Ernesto Santos, o Dr. José António Pinto e o eng. José Luis Carvalho.

PENSAR, CONSTRUIR, HABITAR é um concurso de ideias para profissionais de arquitetura, promovido pela Junta de Freguesia de Campanhã e o Habitar Porto.
O concurso visa ajudar a proprietária duma ilha na Rua das Antas a tomar a melhor decisão possível para recuperar o seu património e os futuros moradores a encontrar habitação de qualidade a custo justo. O vencedor receberá um prémio de 4.000€ e a possibilidade de desenvolver o projeto.
Um segundo objectivo é criar um debate mais vivo sobre a realidade das ilhas, fugindo a romantismos e esteticismos. Os problemas destas estruturas habitacionais tornam necessária uma matriz de intervenção flexível, capaz de sustentar múltiplas realidades produtivas e que não se limite a simples casos isolados.
Ao longo das próximas semana realizaremos uma série de atividades que, previstas no âmbito da iniciativa, podem ser de interesse quer para os concorrentes, quer para o público em geral. 
 
Visitas guiadas à ilha. Há duas visitas programadas: podem escolher entre os dias 14 e 16 de dezembro. As duas visitas são às 11:30h e é necessária inscrição prévia (basta enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
 
Mesa redonda. Com o objetivo de ancorar as propostas à realidade concreta e complexa das ilhas do Porto, programámos um segundo evento, a realizar no dia 18 pelas 18h30 no Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã.
 
Esta mesa redonda contará com um painel de especialistas ligados à ação sobre o território. Participarão Ernesto Santos (Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã), José Luis Carvalho (Casa Reparada, Vida Melhorada) e José António Pinto (Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia de Campanhã).
O evento será realizado em parceria com o grupo de investigação MDT . Morfologias e dinâmicas do território, do CEAU – FAUP. Será dinamizado por Ana Silva Fernandes e contará com a presença tanto de investigadores do grupo, como de profissionais afins às questões relacionadas com o planeamento e o ordenamento do território.
 
 
 
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS