Homenagem a Aristides de Sousa Mendes na Porto d'Artes

A Associação Cultural Porto d'Artes irá acolher este fim de semana, dia 24 de Fevereiro, às 16h, um evento cultural de homenagem ao Aristides de Sousa Mendes. Fará parte do evento a apresentação do livro "Aristides de Sousa Mendes - Memórias de um neto" com a presença do autor.

 

"Com recurso a um extenso arquivo fotográfico e documental, em grande parte inédito, António Moncada S. Mendes, desvenda o lado pessoal do Aristides de Sousa Mendes e da sua família, lançando assim uma nova luz sobre a figura de um diplomata que se sacrificou para salvar a vida de muitos inocentes - no livro "Aristides de Sousa Mendes - Memórias de um neto".

A conversa com o autor será mantida e completada com fragmentos de texto, na interpretação da Troupe de Palavras Vivas e com a colaboração dos membros da associação Oficina d'Afectos. 
O Grupo Coral do C.C.D. da Segurança Social, dirigido pelo Maestro Diogo Ferreira, irá enriquecer a homenagem.
O final do evento será marcado pela interpretação de uma peça musical pelo cantor Aswin Barros, com acompanhamento de piano, por Bruno Nicolau, e guitarra, João Manuel Resende. O arranjo musical original pertence ao compositor Bruno Nicolau.

"O percurso corajoso e inspirador de um homem que salvou a vida de milhares de inocentes A história do cônsul Aristides de Sousa Mendes, e de como desafiou as ordens de Salazar para salvar as vidas de 30.000 refugiados durante a II Guerra Mundial, é hoje um legado de coragem e nobreza que constitui um orgulho para todos os portugueses. Mas quem era Aristides de Sousa Mendes? Por trás da figura heróica esconde-se um homem complexo, profundamente íntegro e religioso, devoto à família e ao país, e que foi forçado a fazer uma escolha terrível entre a sua consciência e o dever profissional, sabendo que as consequências para si seriam implacáveis."

 

O link do evento e sua apresentação:https://www.facebook.com/events/898656546982078/

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS

JF Campanhã