Integrada na programação expositiva do festival Encontros da Imagem de Braga, o MIRA FORUM inaugura no próximo sábado, 1 de outubro pelas 16h a exposição individual (O)Porto de José Bacelar.
“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos” (Fernando Pessoa)
O Porto é um lugar de memórias. Tenho aqui algumas raízes. É um lugar de que gosto, um lugar onde acabo sempre por voltar. Tenho vindo a fotografar a cidade, a família, amigos e conhecidos. Fotografo-os à medida que os encontro. De uma ou outra forma, todos habitam o Porto.
Cruzo-me com lugares que me fazem sentir. Fotografo-os. Refletem o que sinto, como me sinto, o que sou e por onde vou. E muito tenho deambulado pela cidade. O Porto das deambulações, das paixões e do sentido da vida. Perco-me na cidade que conheço e na cidade que descubro.
Continuo a reencontrar velhos amigos e conhecidos, conheço pessoas. Deixei de ver a cidade como um todo. Passei a vê-la como fragmentos, fragmentos da minha identidade, do meu sentir. Sou parte do Porto, tal como sou parte de qualquer cidade.
A viagem, o quarto, os dois na cama, o olhar forte da proximidade, o rosto por trás dos prédios, a amizade e o amor incondicional, a cadela, os filhos dos outros, os filhos dela e a minha, as asas do anjo, ela adormecida, eu ao espelho, um abraço, um toque na mão, as árvores, as palmeiras, as marcas no corpo e na pedra, as memórias da casa... Enfim, a cidade é a alma que a habita. O Porto que se sente. É o Porto que sinto, porque “o que vemos, não é o que vemos, senão o que somos”.
José Bacelar
P R O G R A M A
1 outubro, 16h
Inauguração da exposição (O) Porto
14 outubro, 21h
Apresentação do livro (O) Porto
12 novembro
Finissage da exposição (O) Porto
JOSÉ BACELAR
José Bacelar é fotógrafo e vive, atualmente, no Porto. É mestre em Fotografia Documental pelo London College of Communication, Londres. Finaliza doutoramento na Universidade Fernando Pessoa, Porto, na área da Fotografia, Arte Contemporânea e Comunicação Estética.
Depois de ter passado por prestigiados jornais portugueses, tornou-se freelancer em 2003 e trabalha em fotografia documental. Tem obra publicada em livros e várias revistas nacionais e internacionais. Foi galardoado com diversos prémios, entre os quais o Euro Press Fuji Award – categoria reportagem, em 2003 e o Grande Prémio Visão, em 2004. Entre 2009 e 2012 foi docente de Fotografia, Sistemas Multimédia e Pós-produção Audiovisual na Universidade Fernando Pessoa. Expõe regularmente e tem trabalhos seus distribuídos por várias coleções privadas nacionais e internacionais. Ultimamente tem vindo a desenvolver unicamente projetos pessoais, explorando as diferentes possibilidades narrativas e formais no domínio da fotografia documental. Editou em Julho de 2016 o seu último livro intitulado (O)Porto.
Exposição patente de 1 outubro a 12 novembro, das 15:00 às 19:00 no MIRA FORUM.
Local MIRA FORUM, Rua de Miraflor 159, 4300-334, Campanhã, Porto
Horário de funcionamento terça a sábado, das 15h – 19h
Entrada livre
Contacto Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telm 929 145 191- 929 113 431
Evento do facebook https://www.facebook.com/events/1085436234885885/
Para mais imagens e/ou informação: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
https://www.facebook.com/MIRA-FORUM-1455195694779329/