Hoje no Espaço MIRA inaugura exposição sobre José Mário Brandão

A Direção e Diretor Artístico do Espaço MIRA convidam para a inauguração da exposição velho (e belo) amigo, um abraço a José Mário Brandão, no dia 29 de novembro de 2019, às 21h30, no Espaço MIRA.
 
Recuperar os movimentos e as dinâmicas da produção artística em Portugal a partir dos anos de 1980, é também recuperar a figura do galerista–amigo José Mário Brandão, e toda a constelação de artistas que a partir dele puderam gravitar. Este sentido de ser-radiante encaixa nas medidas de ação de José Mário Brandão, que ao longo do seu percurso sempre procurou projetar, dar a ver e iluminar o outro, não fosse essa, no seu entender, a principal existência da sua prática.
Mesmo sabendo da ligeireza deste gesto, o Espaço MIRA apresenta Velho (e belo) amigo, um ensaio para uma constelação-expositiva onde se traça um movimento recíproco do eu ao outro e em sentido inverso, reunindo obras e depoimentos de Aglaíze Damasceno, Albano Afonso, Albuquerque Mendes, António Lago, Carla Filipe, Cláudia Saldanha, Efrain de Almeida, Eglantina Monteiro, Francisco Alves, Gonçalo Pena, João Luís, João Marçal, João Sousa Cardoso, José Almeida Pereira, José Lima, Mauro Cerqueira, Miguel Soares, Moacir dos Anjos, Nuno Ramalho, Nuno Sousa Vieira, Paulo Lisboa, Pedro Tudela, Sandra Cinto e Victor Arruda, entre muitos outros, onde se partilha um estado de presença e reconhecimento junto de José Mário Brandão.
 
Num país tantas vezes adverso aos artistas, aos diversos agentes artísticos, à cultura e às artes, no passado e no presente, a primeira porta e o primeiro abraço foi muitas das vezes o de José Mário Brandão.
 
Hoje, as dinâmicas não correspondem ao abraço do passado, ainda mais individual, menos coletivo, mesmo assim, de toda a dimensão desse gesto, p’ra você que me esqueceu - aquele abraço! (Gilberto Gil, Aquele Abraço, 1969).
 
 
Curadoria / José Maia e José Almeida Pereira - Texto crítico / João Terras
 
.
Espaço MIRA, Rua Miraflor, 159, 4300-334 Campanhã // Entrada livre | terça a sábado, das 15h às 19h

JF Campanhã