Renovação do Cartão de Cidadão facilitada

Desde 5 de maio que os cidadãos com 25 anos ou mais, residentes em Portugal e não sujeitos ao regime do maior acompanhado podem renovar o seu Cartão de Cidadão de forma automática, desde que não pretendam fazer alteração de dados.

O processo é muito simples: antes do cartão caducar os cidadãos recebem em sua casa a carta PIN com as instruções para a renovação e uma referência multibanco. Se não precisarem de alterar dados, bastará pagar a referência multibanco e o cartão fica automaticamente renovado. No nosso site o cidadão pode acompanhar o processo de renovação e saber quando o cartão fica pronto para ser entregue na morada.

O novo cartão é enviado por carta registada para a morada de casa do titular e é entregue apenas ao próprio. Para receber o novo cartão o cidadão tem de apresentar um documento oficial com fotografia e a carta PIN. Se não estiver em casa, tem 10 dias para o levantar na loja CTT, indicada no aviso deixado na caixa de correio.
Existe uma página no nosso site em irn.justica.gov.pt com informação mais pormenorizada.

Até ao momento foram enviadas mais de 430 mil cartas PIN para a renovação automática do Cartão de Cidadão, correspondendo a mais de 11 O mil renovações já efetuadas.
Esta medida veio facilitar a vida dos cidadãos, assumindo-se como uma alternativa segura, acessível e cómoda para renovar o Cartão de Cidadão, particularmente no atual contexto pandémico.