CRIAR JUNTOS CAMPANHÃ - Já amanhã na praça da Corujeira

Evento público no Jardim da Corujeira lança processo participativo para planear com a população a regeneração urbana inclusiva e inovadora de Campanhã, através de soluções inspiradas na Natureza, no âmbito do projeto europeu URBiNAT
 
No dia 12 de outubro de 2019, das 10h às 18h, o projeto URBiNAT estará no Jardim da Corujeira para se apresentar aos moradores de Campanhã e, desta forma, lançar a primeira fase de uma intervenção no espaço público que irá decorrer até 2023. Este processo inclui a participação ativa das organizações e iniciativas da freguesia para envolver forças, recursos e talentos locais, no processo de co-criação de corredores saudáveis com os cidadãos.
 
As primeiras atividades do projeto URBiNAT, já realizadas, envolveram os estudantes das escolas básicas da Corujeira, Falcão e Cerco, para uma regeneração urbana inclusiva onde todos tenham voz, como cidadãos ativos na transformação da sua cidade.
 
Desta vez, as entidades parceiras do URBiNAT convidam todos para um dia divertido no Jardim da Corujeira, entre as 10h e as 18h, com atividades de muita interação e criação onde os participantes poderão experimentar e partilhar o desenho de melhorias para a nossa cidade, em particular para Campanhã. 
 
Pretende-se com este projeto envolver os cidadãos locais em grupos de voluntários para Criar Juntos o Corredor Saudável de Campanhã, pelo que neste evento serão lançados diversos desafios, sob a forma de um percurso com diversas atividades interativas que pretendem explorar: como conhecer e valorizar as pessoas e os locais que fazem a freguesia de Campanhã? O que queremos e o que pode ser melhorado? Como podemos criar juntos no espaço público soluções que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos? Que soluções podem ser inspiradas e ensinadas pela Natureza? O que podemos partilhar das nossas experiências e vivências?
 
No final do percurso, os cidadãos serão convidados a juntar-se ao projeto URBiNAT para participar nos eventos seguintes que vão decorrer em quatro fases: co-seleção das soluções (2019), co-desenho de projeto (2020), co-implementação (2021/2022) e co-monitorização (2023).
 
 O projeto URBiNAT faz parte do programa Horizonte 2020 da União Europeia, cujo financiamento visa uma regeneração urbana inclusiva e inovadora, assente na conceção conjunta e inovadora e na implementação de Soluções Baseadas na Natureza.
 
O Projeto tem como finalidade, até 2023, o desenvolvimento de Corredores Saudáveis em 7 cidades europeias, que serão construídos em Nantes (França), Porto (Portugal) e Sófia (Bulgária), e planeados em Bruxelas (Bélgica), Høje-Taastrup (Dinamarca), Nova Gorica (Eslovénia) e Siena (Itália).
 
O Corredor Saudável será  projetado como um percurso pedonal e ciclável no espaço público, articulando espaços verdes já existentes com terrenos abandonados onde vão ser construídos novos espaços verdes e públicos. O seu objetivo é ainda co-criar ligações mais fortes entre as zonas periféricas e centrais das cidades, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a sustentabilidade social, económica, ambiental e cultural para um meio urbano inovador e mais inclusivo.