Homenagens da Junta de Freguesia de Campanhã no 25 de abril de 2019

 À semelhança de outros anos, foram homenageados na comemorações do 25 de abril organizações e pessoas que se destacaram em alguma área no serviço ou apoio aos outros. Este ano, por coincidência, todos os homenageados são da área do Desporto. 
As homenagens individuais couberam a Manuel Quintino Santos Oliveira, César António Silva Morais e Ana Catarina Vilarinho Ferreira da Silva.
Nas pessoas colectivas, as homenagens couberam a Gimonocerco, Bushido Dojo  - Clube Karate Campanhã – Desporto e Futebol Clube do Porto.
Reproduzimos abaixo pequenas biografias dos homenageados, para registo do nosso agradecimento pelos serviços prestados.

Gimnocerco

HISTÓRIA DO GRUPO 
Tudo começou nos anos noventa na Escola Básica 2/3 do Cerco do Porto quando o prof. Sérgio Silva resolveu participar no Desporto Escolar com um grupo/equipe de Ginástica, este foi crescendo em número de alunos, em qualidade e nos resultados nas provas em que participava começando ter visibilidade não só na comunidade educativa e envolvente como também a nível Nacional no Desporto Escolar e na Federação Portuguesa de Ginástica, no entanto foi com a participação no programa televisivo da “SIC” – “ Portugal tem Talento” onde chegou à final e na RTP1 “ Got Talent”, que o Grupo mais se destacou.
A nível exibicional Participou em Cerimónias de Abertura e Encerramento de Grande importância como “Cidade Europeia do Desporto”, “ Mundiais de Orientação e Voleibol”, “ Dia de Portugal”, Galas de âmbito Nacional etc…. A nível da Federação Portuguesa de Ginástica foi Campeão Regional, participou várias vezes no “ Portugal Gym “ e chegou a participar na Taça de Portugal em 2009.
A nível do Desporto Escolar foi 7 vezes Campeão Nacional em Ginástica de Grupo, 13 vezes Campeão Nacional de Ginástica Acrobática, 2 vezes Campeão Nacional de Ginástica Artística.
Este Grupo tem honrado e dignificado o nome da Escola do Cerco e da Freguesia, mostrando bons exemplos, não só na qualidade das apresentações como também no trabalho que é realizado a nível social, por outro lado tem possibilitado que o nome da Escola do Cerco tenha sido muitas vezes pronunciado de uma forma muito positiva em imensos locais do nosso país.
 
Intervenientes: Patrícia Marlene , Ana Sofia Ferreira, Andreia Gomes, Érica Soraia Ribeiro, Jannette Menezes, Joana Silva, Lucienne Neves, Ana Lacerda, Cláudia Marques, Ana Luísa Planche, Diogo Oliveira, Gervásio Andrade, Francisca Teixeira, Iara Moreira, Mª Inês Monteiro, Nádia Duarte, Renata Filipa, Lara Cruz, Tiago Martins, Sérgio Silva.
 

Manuel Quintino Santos Oliveira

Nasceu a 30 de Março de 1952 na Rua Senhora de Campanhã no número 185 da nossa freguesia. Com quatro anos de idade foi viver para a Rua Nova da Corujeira, n.º 3 - 1º, aos nove anos regressou a casa onde nasceu, que era propriedade dos seus avós maternos.
Frequentou a escola primária onde hoje se situa o Auditório da Junta de Freguesia de Campanhã. Mais tarde continuou os estudos na Escola Ramalho Ortigão e Escola Comercial Oliveira Martins. Começou a trabalhar com 14 anos de idade e estudava à noite. Foi militar em 1973 até 1975, tendo sido destacado para Moçambique como Operador-Cripto no distrito Manica-Sofala. Casou em 1976 do qual resultou uma filha e um neto que tem 13 anos de idade.
Sempre esteve ligado ao desporto, primeiro o futebol onde foi treinador de futebol Distrital de onze pela Iniciação Desportiva de Estrelas de São Roque e Futebol clube do Cerco do Porto entre outros e depois ao Bilhar Carambola. O bilhar foi uma paixão enraizada através de um primo que nos anos sessenta se sagrou vice-campeão do mundo, e também o seu pai era um apaixonado pelo jogo. A partir de 1976 iniciou-se na competição onde conseguiu imensos títulos individuais e coletivos dos quais se destacou CAMPEÃO EUROPEU pelo F.C. do Porto, clube que representa como atleta, e também CAMPEÃO NACIONAL INDIVIDUAL por duas vezes, o que deu origem a ser galardoado com um Dragão de Ouro em 2011. 
Também de destacar, e não menos importantes: A nível individual foi Vencedor de Taça de Portugal e a nível de equipas pelo Futebol Clube do Porto, foi 14 vezes Campeão Nacional; 15 vezes vencedor da Taça de Portugal; 3 vezes Vice-Campeão Europeu pelo FCP, 14 vezes vencedor da Supertaça e 12 vezes Campeão Regional.
A nível Internacional representou a Seleção Portuguesa 26 vezes. Trabalhou como escriturário, ajudante de contabilista, pois seu pai era Técnico de contas, e foi bancário até se aposentar em 2005. 
 

CÉSAR ANTÓNIO SILVA MORAIS

Nasceu a 4 de Fevereiro de 1988, na freguesia de Massarelos, concelho do Porto, residente na freguesia de Campanhã. Atualmente com 31 anos, portador de Trissomia 21 (Sindrome Down), que para este jovem nunca foi um impedimento para alcançar os seus objectivos, contando sempre com o enorme apoio de família e amigos. 
Após conclusão dos estudos básicos e frequência em curso profissional, teve como principais atividades o apoio no armazém de uma grande superfície, e o apoio a idosos no Centro Social das Antas, onde presta voluntariado desde de 2010.  Outra das suas ocupações é a música. Membro do Grupo de Folclore e Grupo de Cavaquinhos da Escola do Infante D. Henrique desde 03-2010 onde dança com o Grupo de Folclore e toca cavaquinho.
No que diz respeito a desporto, nos anos 2003 a 2013, deu o seu contributo como treinador adjunto na Escolinha de Futebol Tricolor de Filipe Petróneo, dando o apoio aos mais pequenos na iniciação à prática da modalidade. A paixão pelo futebol e um convite na hora certa, levaram-no a integrar em 2017 o desporto adaptado do Futebol Clube do Porto nas modalidades de futsal e futebol de 7, clube onde é atualmente atleta. Desde então não tardaram as convocatórias a diversos estágios da Selecção Nacional de Futsal para atletas com Sindrome de Down.
E o sonho começou com a convocatória para o Campeonato da Europa de Futsal para atletas com Sindrome de Down, disputado em 2018 em Terni – Itália. Deste campeonato, além da conquista do título de Campeões Europeus, o César trouxe ainda um prémio pessoal – a Bota de Ouro – como prémio de melhor marcador do campeonato com 6 golos marcados. 
Desde então, as diversas entrevistas nos mais variados meios de comunicação social marcaram os tempos que se seguiram ao Campeonato da Europa, nomeadamente a presença em alguns programas televisivos e a homenagem do Sr. Presidente do Futebol Clube do Porto que terminou com uma visita à equipa principal do Futebol Clube do Porto, no centro de estágio. Trajecto este de que todos os familiares e amigos tanto se orgulham.
Este ano será disputado o Campeonato do Mundo de Futsal para atletas com Sindrome de Down em Ribeirão Preto, no Brasil, entre 28 de Maio e 05 de Junho, que será o palco da continuação do sonho para o César e restantes atletas da Selecção Nacional. 
 

Bushido Dojo Clube De Karaté De Campanhã

Clube filiado na Federação Nacional de Karaté e associado da Associação Nacional de Clubes C.P.K., é uma Escola de Karaté do estilo Shotokan que foi fundada em 2013.
 A sua criação tem como maior objetivo a divulgação e o ensino do Karaté e de seus fundamentos de uma forma abrangente a todos e em especial aos Campanhenses. Conta neste momento com cerca de 90 praticantes e dois treinadores devidamente acreditados pelo I.P.D.J.  
Iniciou a vertente desportiva e competitiva há cerca de 3 anos e entre Campeonatos Regionais, Nacionais e Torneios Internacionais conta já com mais de uma centena de medalhas levando orgulhosamente o nome da nossa Freguesia aos pódios.
Destes destacamos as provas e os palmarés dos atletas que se evidenciaram nas competições Nacionais mais Importantes: Campeonato Nacional, Campeonato Regional Norte e Taça Nacional C.P.K. (esta ultima disputada entre os mais de 200 Clubes que fazem parte da nossa associação em todo o território Nacional).
 
  • Rafael Quadrado: - Taças Nacional C.P.K. 3 anos consecutivos terceiro lugar 2016/2017 e 2018 em 2016 como cadete restantes como Júnior; - Campeonato Regional Norte 2018/2019 terceiro lugar, além de inúmeros pódios alcançados em torneios Nacionais e Internacionais.
  • Fabiana Rita Pinto: - Campeonato Nacional 2017/2018 terceiro lugar em sub 21, além de inúmeros pódios alcançados em torneios.
  • Carolina Silva: - Taças Nacional C.P.K. 2017 segundo lugar em Iniciados; -Campeonatos Regionais 2 anos consecutivos em terceiro lugar 2016 e 2017 em Iniciados; - Campeonato Nacional terceiro lugar em 2016/2017 em Iniciados, além de inúmeros pódios alcançados em torneios Nacionais e Internacionais.
  • Rúben Verde: - Campeonato Regional Norte 2018/2019 terceiro lugar em Júnior, além de inúmeros pódios alcançados em torneios.; 
  • Mariana Pereira: -Taça Nacional C.P.K. 2017 terceiro lugar em Júnior; 
  • Mariana Teixeira: -Taça Nacional C.P.K. 2017 terceiro lugar em iniciados; -Campeonato Regional Norte 2018 terceiro lugar em Juvenil, além de inúmeros pódios alcançados em torneios Nacionais e Internacionais.
  • Leonor Leitão: - Taça Nacional C.P.K. 2016 segundo lugar como Juvenil e em 2017 terceiro lugar como Cadete, além de inúmeros pódios alcançados em torneios.
  • Diana Fernandes: -Taça Nacional C.P.K. 2018 terceiro lugar em Juvenil
  • Bianca Rodrigues: -Taça Nacional C.P.K. 2018 terceiro lugar em Iniciado; 
  • Tiago Santos: -Campeonato Regional Norte 2018 segundo lugar e em 2019 terceiro lugar como Iniciado, além de inúmeros pódios alcançados em torneios Nacionais e Internacionais. Margarida Moreira: -Campeonato Regional Norte 2019 segundo lugar em Iniciados Rodrigo Garrido: -Campeonato Regional Norte 2019 segundo lugar em Iniciados
  • Ana Simões: -Campeonato Regional Norte 2019 terceiro lugar em Juvenil
  • Bruna Andrade: - Taça Nacional C.P.K. 2018 terceiro lugar em Júnior. 
 

Ana Catarina Vilarinho Ferreira da Silva 

Fez a escola primária na escola do B.S. Roque da Lameira, passando para o Cerco do Porto até ao décimo ano os dois seguintes na escola de Rio Tinto, agora está no ISMAI no segundo ano de Gestão, praticou ginástica acrobática no Gimnocerco durante 6 anos viveu no bairro do cerco durante 15 anos actualmente vive com os avós no bairro de S. Roque indo os fins-de-semana para casa dos pais em Fânzeres Gondomar.
Começou a praticar desporto de combate na Academia Pé de Chumbo em 2011, tendo no seu palmarés desportivo títulos nas diversas disciplinas, Kick Light, Light Contact, Low Kick, Light Kick, Low Wac:
 
Títulos alcançados: 2 Campeã Mundo, 2 Vice-Campeã Mundo, 2 Campeã Regional Kickboxing, 3 Vice-Campeã Regional Kickboxing, 1 Campeã Nacional Kickboxing, 2 Vice-Campeã Nacional Kickboxing, 3 Campeã Taça Portugal, 2 Campeã Ladies Open
 

Futebol Clube do Porto

Fundado a 28 de setembro de 1893, o FC Porto nasceu do sonho de António Nicolau d’Almeida, desportista de excelência e comerciante de Vinho do Porto. Apaixonado pelo futebol que descobriu nas viagens a Inglaterra, projeta um clube para representar a cidade do Porto, mas também o país.
A 2 de março de 1894 disputou o seu primeiro jogo, frente ao Club Lisbonense, no Campo Alegre, com a presença do Rei D. Carlos e da Rainha D. Amélia, o que atesta a importância do acontecimento.
Mesmo entrando num período de menor atividade nos anos seguintes, ressurgiu em força pela mão de José Monteiro da Costa, em 1906, incluindo já outras modalidades para além do futebol e adotando o azul e branco, as mesmas cores da bandeira nacional da altura. O FC Porto surgia para ser um clube do Porto e de Portugal.
Ao longo de 125 anos de história, assumiu-se desde logo como pioneiro de conquistas: venceu o primeiro Campeonato de Portugal, em 1922, e a primeira edição da Liga, em 1934/35. Escreveu páginas da sua história em campos como a Rainha, a Constituição, o Ameal ou o Lima, até se fixar, em 1952, na freguesia de Campanhã. A 28 de maio desse ano foi inaugurado o Estádio das Antas, o grande sonho dos adeptos portistas e palco de algumas das mais inesquecíveis tardes e noites da história do FC Porto.
Apesar de, desde a sua génese, ser um clube vencedor, a liberdade para o país, conquistada a 25 de abril de 1974, trouxe também ao de cima o FC Porto como dominador interno e representante maior do país além-fronteiras.
Dos 28 campeonatos do seu palmarés, 23 foram conseguidos após o 25 de abril, quando o FC Porto também atingiu o topo da Europa e do Mundo. Campeão Europeu em 1987 e 2004, venceu também títulos que ainda hoje nenhum outro clube português conquistou, como a Liga Europa (2003 e 2011), a Supertaça Europeia (1987) e a Taça Intercontinental, símbolo de campeão do mundo (1987 e 2004).
O FC Porto é, também, o único penta campeão nacional e o único a sagrar-se, duas vezes, tetracampeão.
As Antas deram lugar ao Dragão, no final de 2003, e em 2009 nasceu o Dragão Caixa, casa das modalidades, fazendo de Campanhã um dos principais centros de portismo de um clube que continua a cumprir os seus desígnios: é da cidade, do país e do mundo.
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS