PROGRAMA CASA REPARADA, VIDA MELHORADA

O QUE É?

O Programa “Casa Reparada Vida Melhorada”, desenvolvido pela Junta de Freguesia de Campanhã, debruça-se sobre agregados e famílias em situação de carência habitacional e financeira.

Este Programa actua através da reabilitação de casas degradadas para renda acessível. A Junta de Freguesia de Campanhã pretende responder às carências habitacionais do respectivo território. Em 2019 a autarquia recebeu mais de 1000 pedidos de habitação, sendo o tempo estimado de resposta de 5 anos por parte da Câmara Municipal do Porto. E perante os efeitos a médio e longo prazo da actual pandemia, a situação tende a agravar-se.

A Domus Social (Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto) apoia este projecto através da doação de materiais para construção, sendo da responsabilidade da Junta de Freguesia de Campanhã a triagem das pessoas a beneficiar do Programa.


OBJECTIVOS DO PROGRAMA

Este Programa tem como principal objectivo apoiar a realização de obras em habitações degradadas, quando os seus inquilinos ou proprietários revelem incapacidade económica para o fazer. Segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Santos, este projecto “insere-se numa acção política na procura de uma habitação digna para as famílias carenciadas”.

Desta forma, os Pedidos de Habitação à Câmara Municipal do Porto serão atenuados, visto que as casas que antes não tinham condições de habitabilidade, passam a ser casas dignas, seguras e com boas condições, possibilitando a permanência dos agregados nas suas casas.

O Programa “Casa Reparada Vida Melhorada” também pretende que as soluções sejam estáveis: durabilidade no tempo tanto a níveis construtivos, como de permanência dos inquilinos nas casas, através da renovação dos contratos de arrendamento (habitabilidade e segurança no contrato). É importante que neste projecto sejam implementadas metodologias participativas. Entender o projecto-obra como prática social é um dos principais objectivos: uma abordagem multidisciplinar, integrando assistentes sociais, projectistas, construtores e moradores.

COMO ACTUA?

Para conseguir fazer uma seleção de casas o mais justa possível, é importante analisar o maior número de casos. Assim, o Gabinete de Ação Social da Junta procura ter uma presença permanente no território através da sinalização constante de casas e agregados carenciados, e respectiva análise técnica.

Este trabalho é realizado por um assistente social, uma arquitecta e uma equipa de técnicos designados pela Junta de Freguesia de Campanhã que transformam os projectos seleccionados em habitações dignas.


O PROGRAMA DESENVOLVE:

  • Contacto com famílias e agregados carenciados;
  • Sinalização de novos casos e presença constante no território;
  • Visitas domiciliárias e respectivos levantamentos fotográficos e geométricos;
  • Elaboração de um questionário, com o intuito de reunir um conjunto de dados que ajudem na triagem dos casos a intervir;
  • Contactos não só com os inquilinos, mas também com os proprietários dos imóveis;
  • Participação dos moradores nos respectivos projectos, desenvolvendo diálogos e troca de ideias e informações úteis entre técnicos e inquilinos;
  • Obras de reabilitação gratuitas e contrato de arrendamento (em caso de ausência de contrato):
  • Articulação institucional com a empresa Municipal Domus Social;
  • Reuniões técnicas com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto para estudo de casos.

COMO ME POSSO CANDIDATAR?

É possível candidatar-se ao Programa “Casa Reparada Vida Melhorada” se:

  1. Viver na Freguesia de Campanhã;
  2. A sua habitação tem problemas que comprometem a saúde e/ou segurança de quem mora na casa (podendo ser inquilino ou proprietário);
  3. Apresentar impossibilidade económica para fazer as próprias obras de reparação.

Preencha o formulário online com os seus dados e os serviços entrarm em contacto para analisar a sua situação. LINK PARA O FORMULÁRIO

Em alternativa contacte o Gabinete de Acção Social da Junta de Freguesia de Campanhã através do contacto telefónico: 225 898 590.


EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES QUE BENEFICIARAM DO PROGRAMA CASA REPARADA, VIDA MELHORADA:

1º PASSO - Identificar Necessidades

A presença constante no terreno permite identificar um elevado número de casos. Assim, torna-se mais fácil priorizar as intervenções a fazer através do Programa Casa Reparada, Vida Melhorada. As casas seleccionadas apresentam, simultaneamente, problemas habitacionais e uma enorme carência sócio-económica.

 

2º PASSO - Desenvolver Soluções

Criar um banco de soluções permite que após uma obra, outra casa seja intervencionada logo de seguida.

 

As soluções desenvolvidas procuram que as condições habitacionais melhorem: luz e ventilação natural em todos os compartimentos, recuperação construtiva das anomalias existentes, casa-de-banho no interior da habitação.

O Programa também assegura vínculo entre proprietário e inquilino. E nos casos de já existir contrato de arrendamento, este será renovado, garantindo a permanência do agregado na habitação.

 

3º PASSO - Passar à Ação

Este projecto permitiu que uma família com uma bebé recém-nascida tivesse uma habitação digna, onde a bebé poderá crescer num ambiente seguro e saudável.

Durante as obras

Resultado Final


Neste caso sinalizou-se uma casa devoluta cujos proprietários mostraram interesse em fazer parte do projecto. De seguida desenvolveu-se uma proposta de reabilitação e as obras avançaram.
Este projecto permitiu que o Sr. Manuel passasse o Natal de 2020 em casa, depois de viver 3 anos debaixo de uma ponte.

Durante as obras

Resultado Final