Comemorações do 25 de abril - Freguesia de Campanhã

A Junta de freguesia de Campanhã comemorou mais uma vez o dia da Nacional da Liberdade com uma comemoração dedicada a esta importante data para a democracia nacional, 25 de Abril de 1974.
O programa deste ano iniciou-se com o hastear das bandeiras no edifício sede, animado desta vez pela fanfarra de Vilar de Andorinho que rapidamente deu alma à Praça da Corujeira às nove e meia da manhã.
Depois foi feita a largada de pombos, com a participação da Sociedade Columbófila da Invicta, a fanfarra encabeçou o cortejo até ao cemitério de Campanhã onde foram colocadas duas coroas de flores, uma em memória dos Autarcas e democratas falecidos e outra dos Combatentes da Freguesia que deram a vida na guerra do Ultramar.
 
O ato no cemitério terminou antes das onze horas da manhã, mesmo a tempo do início do segundo momento das comemorações que continuaram no Auditório da Freguesia de Campanhã.
 
Com uma sala cheia e animada a cerimónia no auditório foi iniciada e apresentada por duas alunas da escola secundária do Cerco do Porto convidando para a mesas o presidente da Junta de Freguesia e o Presidente da Assembleia de Freguesia de Campanhã, um representante de cada um dos partidos eleitos na Assembleia de Freguesia de Campanhã e o pároco da Freguesia. Cada um dos convidados usou da palavra para um discurso de ocasião, tendo ficado a convicção de que no próximo ano, com a celebração dos 50 anos de Abril74, terão de ser comemorados de forma ímpar.
 
Foram então entregues três Homenagem a figuras Ilustres da Freguesia, duas na área de desporto para João Vieira e João Figueiredo e uma na área da educação para Miguel Almeida.
 
A cerimónia foi embelezada por um recital de música feito pelo saxofonista Bruno Soares que encantou a plateia com a sua expressividade e mestria.
 
Para terminar não se poderia terminar sem toda a plateia cantar em uníssono a Grândola Vila Morena, de José Afonso, o tema que foi usado como sinal da revolução de 25 de Abril de 1974, seguido pela Portuguesa, o hino nacional.
 
A conclusão das comemorações foi feita com um porto de honra servido pelos alunos de do curso profissional de Restauração e Mesa Bar, da EBS do Cerco do Porto.
Veja o álbum com mais fotografias do evento no Facebook ou no Google Fotos.