Chá Literário do Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a Junta de Freguesia de Campanhã une-se ao Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto para celebrar este marco histórico. 

 
No dia 6 de março, a Junta de Freguesia fez-se representar no Auditório da EBS do Cerco do Porto para um evento já com tradição no Agrupamento, o Chá Literário.
Deixamos aqui as palavras de apresentação do evento:
“Que melhor ocasião para refletir sobre a mudança do que quando celebramos os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões e os 50 anos do 25 de Abril?
Camões, poeta do amor e da liberdade, navegou pelas ondas do tempo, entrelaçando versos com a diversidade do mundo.  Encontrou o “outro”, o não europeu, o diferente, a cativa que o deixou cativo, a “pretidão de amor”. Uma lição de humanidade, uma lição de modernidade.
O 25 de Abril, o dia inicial inteiro e limpo, o dia da liberdade, da revolução que mudou o rumo da nossa história. Há meio século, o povo ergueu-se contra a opressão, derrubou a ditadura e abraçou a democracia. Os cravos nas espingardas, a Grândola, a esperança – tudo isso faz parte do nosso imaginário coletivo. Mudaram-se os tempos e é urgente voltar a dizer Abril Sempre. Celebramos Camões e celebramos o 25 de Abril, porque ambos nos mostram que a coragem e a poesia podem moldar o destino. 
Que possamos continuar a escrever a nossa história com versos de liberdade, honrando aqueles que vieram antes de nós e que continuam a inspirar-nos.
Que os ventos da mudança nos levem em direção a um futuro mais luminoso e que as vontades de justiça, igualdade e fraternidade permaneçam inabaláveis.”